Os autos teatrais, usados pelos missionários na sua tarefa de evangelização, representam as primeiras atividades teatrais, no Brasil. Entrosados na programação didática da companhia de Jesus, esses autos sofrem a marcada influência de Gil Vicente.
Entre os autores teatrais brasileiros, destaca-se a figura de Martins Pena, que abriu caminho para a introdução da realidade cotidiana, destacando-se, entre suas obras, as peças O juiz de paz na roça, O judas em sábado de aleluia e O noviço, como comédias, e D. Leonor Teles, drama.
Oswald de Andrade, abandonando velhos padrões, trouxe nova vida ao teatro brasileiro com suas peças O Homem e o Cavalo, A Morta, O Rei da Vela.
A partir de 1940, aproximadamente, o teatro brasileiro apresenta um impulso renovador, colocando-se, nos anos que se seguem, ao lado das outras artes e gêneros literários, estimulado pela formação de grupos de teatro de estudantes, sob a inspiração de Pascoal Carlos Magno. Fundam-se companhias como Os Comediantes e o Teatro Brasileiro de Comédias e aparece uma geração de bons atores e encenadores brasileiros. Nelson Rodrigues, com sua peça Vestido de Noiva, causou grande impacto, surgindo-se depois dramaturgos como Antonio Calado, Dias Gomes, Ferreira Machado, Abílio Pereira de Almeida, Jorge Andrade, Plínio Marcos, Augusto Boal, Gianfrancisco Guarnieri e outros. Deve-se, ainda, destacar, no teatro infantil, a presença de Maria Clara Machado.
Você sabia...
- Que nos autos teatrais dos jesuítas geralmente os anjos e santos falam latim, as alegorias e as pessoas falam português e espanhol, enquanto os demônios usam a linguagem dos índios?
- Que os autos fazem grande uso dos cantos, das danças, das procissões?
- Que no teatro religioso D. Marcos Barbosa retomou a tradição de Anchieta e Gil Vicente?
- Que a primeira peça que mostra desejo de renovação no teatro brasileiro foi Deus lhe pague, de Joraci Camargo?
Fonte: MUNIZ, A. et al. Enciclopédia orgânica de apoio ao ensino básico. Editora Brasilia S/A, 2ºed. Vitoria - Espirito Santo, 1978. pág. 298.
Nenhum comentário:
Postar um comentário