É a musica que o povo cria, adota e pratica.
A partir de 1845, quando os jornais anunciaram o aparecimento de uma dança europeia,a polca, outras danças influenciaram a metrópole do Rio e outras capitais do país. O schottish, a mazurca, a redova, o tango andaluz, o paso-doble, etc, vindas da Inglaterra, da Espanha, de Viena, de Paris, tiveram grande aceitação e, sofrendo a influência de elementos brasileiros, formara novos gêneros: a polca-lundu, a polca-tango, o tango-batuque, etc.
A hebanera, a polca e o lundu produziram, no Brasil, o maxixe, primeira dança genuinamente brasileira, que teve como representante mais autêntica Chiquinha Gonzaga. Na mesma época, por volta de 1870, dançava-se o tango brasileiro, diferente do tango argentino, e que aparece com destaque nas composições de Ernesto Nazareth, nascido no Rio de Janeiro, músico que se destaca como um dos mais importantes de nossa história musical. Nas áreas rurais, as músicas estrangeiras também foram sofrendo adaptações ao gosto popular: Da mazurca veio a rancheira, no sul do país; da quadrilha, no Estado do Rio, originou-se a mana-chica.
A mais importante criação, a partir das danças europeias, foi o choro, em que se apresenta um grupo de instrumentistas com predominância de um deles, que sola.
A seguir surgiu o samba, com suas modalidades de:
Samba de partido alto: samba de morro, samba de terreiro, samba-canção.
O samba é a mais famosa e conhecida música popular brasileira. Em todos os tempos, grandes compositores legaram aos que os seguiram obras que muito orgulham os brasileiros. Entre outros destacamos Noel Rosa, Pixinguinha, Ari Barroso, Martinho da Vila, Jorge Ben.
O movimento "bossa-nova" conseguiu atrair muitos admiradores e alguns críticos julgam que ele contribuiu para a renovação da música popular brasileira.
Você sabia...
- Que o tango brasileiro resultou da fusão do tango espanhol com a habanera cubana e com a milonga, além da polca e do lundu?
- Que o choro brasileiro corresponde ao jazz americano?
- Que o choro primitivo era tocado com flauta, violão e cavaquinho? Depois foram sendo anexados outros instrumentos: saxofone, pistom, trombone, bandolim, ganzá, pandeiro etc.
- Que o samba de partido alto é dança de roda e tem estrofe, verso improvisado, e refrão, melodia principal?
- Que a bateria, que puxa o ritmo do samba, é composta de surdo, repique, ganzá, reco-reco, cuíca e pandeiro?
- Que a primeira peça gravada e impressa em disco com o nome de samba foi pelo Telefone, de Donga, em 1917?
- Que a bossa nova, apresentando um novo tipo de samba, contribuiu para tornar mais conhecido o samba?
Fonte: MUNIZ, A. et al. Enciclopédia orgânica de apoio ao ensino básico. Editora Brasilia S/A, 2ºed. Vitoria - Espirito Santo, 1978. pág. 297.
Nenhum comentário:
Postar um comentário