sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Redação Tecnica

   Incluem-se na redação técnica os documentos escritos sobre fatos ou assuntos técnicos e científicos, os relatórios de experiências de física, química, biologia, a matéria exposta em livros didáticos de um modo geral, as teses científicas, etc. A redação técnica não obedece a normas e preceitos convencionais, como a redação administrativa, nem usa os recursos próprios da redação literária.

   A linguagem técnica situa-se a meio termo entre o estilo solene da grande arte literária e a que apresenta pobreza vocabular, displicência pelas regras gramaticais, estilo frouxo e mal alinhavado. Deve ser:
clara, simples e accessível 
sóbria, direta e incisiva 
exata e precisa
gramaticalmente correta.

   A clareza de idéias e a simplicidade de expressão são atributos fundamentais da redação técnica; a simplicidade é garantia de clareza; a accessibilidade é consequência lógica da clareza e da simplicidade.

   A sobriedade e seu teor direto e incisivo são outras características Fundamentais do estilo da redação técnica. O assunto em pauta deve ser abordado diretamente, sem rodeios, fraseados ramalhudos ou pleonásticos, numa linguagem sóbria e incisiva em suas afirmações e negações.

   A exatidão e precisão dos termos empregados são também exigências do estilo técnico. "A ciência, como elaboração social, não prescinde da linguagem ; cada ciência começa por ser uma terminologia bem feita, para nitidez e perfeição das formas do pensamento", afirma com muita propriedade o eminente educador Lourenço Filho.

   A correção gramatical é, talvez, depois da clareza, a mais importante exigência da linguagem técnica, inclusive porque a falta de clareza pode ser decorrente de erros de gramática.


Necessidade de um esquema.

   A redação técnica, mais do que qualquer outra, requer um esquema, um roteiro, "a memória" do trabalho, sem o que corre o risco de perder a unidade ou a organicidade.
O plano da redação pode ser amplo, com três tópicos: 

Introdução
Corpo (Desenvolvimento)
Conclusão,

ou ser um conjunto de divisões primárias, subdivididas em outras secundárias, e assim por diante. Este plano não deve, no entanto, constituir-se em prisão: servirá apenas como ponto de referência, sempre sujeito a alterações, interpolações e reduções durante a execução do trabalho.

O esquema abaixo, relativo a uma apostilha redigida para o Curso de Treinamento de Professores promovido pela CADES, é de autoria do Prof. Amaury Pereira Muniz.

Integração e fixação da aprendizagem

1. Introdução
1.1. Recursos

2.A recapitulação
2.1. Idéias da escola tradicional
a) Objetivos
b) Técnicas
2.2. Verdadeiros objetivos da recapitulação
2.3. Técnica da recapitulação

3.O exercício 
3.1. Objetivo 
3.2. Técnica

4.Tarefa
4.1. Objetivo 
4.2. Técnica

5.O Estudo Dirigido
5.1. Necessidade 
5.2. Objetivos 
5.3. Técnica


Vamos praticar!
1. Redija um texto técnico sobre "O problema da seca do nordeste". Observações:

   Pense antes de começar a escrever. Dê asas à imaginação e jogue no papel alguns aspectos que poderiam ser abordados.
Registre de forma abreviada as idéias fundamentais que forem surgindo. Ordene os elementos registrados tentando organizar um plano.
Acrescente o que faltar, suprima o que julgar necessário, e você terá um plano para a redação.
Desenvolva com cuida-do esse plano, sabendo, no entanto, que ele é apenas um ponto de referência, sempre sujeito a alterações, interpolações e reduções durante a execução do trabalho.
Releia o trabalho e faça os aperfeiçoamentos e as correções necessárias. Dê forma definitiva à redação e passe a limpo.
Você deve escrever com clareza, simplicidade e correção.
Apresentamos o seguinte plano como sugestão:


Plano
Aspectos físicos da região nordestina: clima, vegetação, etc.
A seca: conseqüências sociais e econômicas.
A Sudene: o que é, objetivos fundamentais, trabalhos realizados.


2. Faça uma redação sobre o tema: "A moeda e seu papel no Comércio". Observações:
Procure bibliografia sobre o assunto.
Leia o que encontrar fazendo anotações das idéias fundamentais. Elabore um plano para a redação.
Siga as observações do exercício 1. Se quiser, use o plano sugerido abaixo:

Roteiro

    a)Introdução:
Origem do comércio
A troca direta
O dinheiro como denominador comum

   b)A moeda
Histórico
Evolução da moeda no Brasil
Funções da moeda

   c)Conclusões.


Fonte: MUNIZ, A. et al. Enciclopédia orgânica de apoio ao ensino básico. Editora Brasilia S/A, 2º ed. Vitoria - Espirito Santo, 1978. pág. 1745 e 176.

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