Artigo de Opinião
Artigo, segundo a ABNT, é um texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Os artigos contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor.
Como o nome diz, Artigo de Opinião é aquele que exprime a opinião do autor.
Características:
* Argumentação é uma forte característica, o autor tenta a todo tempo convencer, persuadir o leitor acerca de sua opinião, sua posição. Não há como ficar neutro em um Artigo de Opinião.
* Exprime a opinião, o posicionamento do autor sobre determinado assunto.
* É uma redação geralmente curta cujo tamanho quem determinará será o autor
* Normalmente feito em 1ª pessoa, mas também pode aparecer em 3ª pessoa.
* As ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, ele deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às ideias.
Procedimento:
Escolher o tema, levantar todos os aspectos sobre o assunto, prós, contras, estatísticas, colher diferentes opiniões, diferentes pontos de vista, buscar informações em publicações. Definir sua opinião sobre o assunto e para qual lado irá pender, qual ideia irá defender.
TÍTULO
Após escolher o tema crie um título que desperte interesse e curiosidade do leitor. Coloque-o na parte central superior da folha.
INTRODUÇÃO
Primeiro parágrafo do texto. Exposição do assunto a ser tratado.
Na introdução, não vale ainda opinar, mas apenas situar o leitor no assunto. A introdução não pode ter um parágrafo muito grande, será retomada no desenvolvimento e conclusão.
DESENVOLVIMENTO
Você vai poder misturar suas opiniões com os dados que você recolheu sobre o assunto, vai argumentar, expor seu ponto de vista, tentar convencer, sempre com o foco no público alvo, pensando em quem vai ler.
Use o que você leu e dê uma cara própria ao texto. A parte do desenvolvimento também pede seu raciocínio crítico. Nunca use a emoção para escrever, sempre seja centrado, não se exalte. No desenvolvimento haverá retomada do título e introdução, de modo a argumentar, ou dar suporte à argumentação.
O desenvolvimento pode ter vários parágrafos, para fins didáticos, de um a três.
CONCLUSÃO
A conclusão é feita em um único parágrafo, com dicas suas para que algo possa melhorar, apresentação de soluções curtas ou para que seja evitado o que aconteceu, pode manifestar seus temores e seu otimismo. É uma nota para o futuro, ainda que, com pessimismo, dependendo do seu humor, mas nunca se exalte, otimista ou pessimista. Na conclusão haverá retomada do título, introdução e desenvolvimento, de modo a concluir, confirmando a ideia principal.
Lembre-se que você pode usar termose expresso~es no decorrer do seu texto como::
Não sou especialista no assunto, mas não é preciso que o seja para...
Não podemos continuar...
Somos seres racionais...
Tenho certeza de que...
Hoje quero dizer, falar....
Não sei se me aborrece ou me inquieta ver...
Prefiro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário